111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Sócio-economia da cortiça

Poimg0679rtugal ainda é o maior produtor mundial de cortiça – em apenas 23% do total das áreas florestais do território nacional produz-se cerca de 50% da cortiça ao nível mundial.

A cortiça é a matéria-prima de uma actividade industrial, que transforma cerca de 65% do total produzido a nível global pela indústria corticeira, situação que faz do nosso País líder no sector.

A exportação de produtos de cortiça assume 13,6% do VAB sectorial da fileira florestal, 0,3% do VAB nacional e 1,6% do VAB Industrial, e cerca de dois por cento das exportações de bens portugueses, o que faz do nosso País o maior exportador de cortiça e produtos de cortiça do mundo. É a única actividade económica em torna Portugal como líder mundial.

Para além da exploração da cortiça, destacam-se a criação de espécies autóctones produtoras de carne de qualidade e de leite que são a base de indústrias agro-alimentares de importância regional e local, a apicultura, a recolha de cogumelos comestíveis, a exploração de recursos cinegéticos e as actividades turísticas relacionadas com a Natureza, como o Turismo Rural, o Agro-turismo e o Eco-turismo que encontram nestes espaços um campo de desenvolvimento privilegiado.

Texto de Domingos Patacho