111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Campanha

Campanha 2023/2024

O lançamento da campanha Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2023/2024 para as Escolas e IPSS, acontece no dia 20-10-2023, é realizado numa conferência híbrida a partir do Auditório da Quinta Gruta, entre as 10:00 e 12:30. Recebemos as inscrições de participação presencial em numero limitado, e a transmissão de forma virtual via Youtube e no Facebook do Green Cork e da Quercus para todos que queiram assistir e interagir. No final da conferência é realizada a entrega de prémios da campanha 2022/2023. Pode consultar aqui os resultados da campanha 2022/2023.

formulário de inscrição escolas/IPSS

formulário de inscrição Escuteiros

 Ajude a preencher este sobreiro e faça crescer mais árvores autóctones no nosso país.

Campanha 2023/2024 para Escolas e IPSS (inicío 20-10-2023 e término a 12-07-2024)

A QUERCUS, MISSÃO CONTINENTE E CORTICEIRA AMORIM  promovem a campanha de recolha de rolhas de cortiça para Escolas, IPSS e Escuteiros. O objetivo é incentivar a comunidade a desenvolver atividades de promoção da cortiça e da recolha de rolhas usadas. É dirigida a 4 grupos para as Escolas e IPSS.

  • Grupo I – “Jardim de Infância com Escola 1º Ciclo”;
  • Grupo II – “Escola 2º e 3º Ciclo”;
  • Grupo III – “Escola Secundária/Profissional”;
  • Grupo IV – “IPSS”.

As regras da campanha para as escolas e IPSS estão definidas no regulamento e têm por objetivo definir critérios de participação justa para cada grupo, tendo sido atualizadas as regras de participação para o Grupo I. O regulamento deve ser cuidadosamente lido e devem ser respeitadas todas as indicações nele incluídas. Podem aceder aqui ao regulamento.

Os Agrupamentos de Escuteiros do CNE podem consultar o regulamento em vigor, assim como, aceder ao formulário de inscrição próprio. (em atualização)

As atividades do Programa Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2023/2024 são sugestões! Podem optar por apenas uma ou todas ou ainda sugerir o desenvolvimento de outras. Para mais informações consultem o site: www.greencork.org/escolas/tema-e-atividades-do-ano-letivo-atual/

DESAFIO I – RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA

DESAFIO II – CONSTRUIR E RECUPERAR OS ROLHINHAS

DESAFIO III – PLANTA UMA ÁRVORE NA SEMANA DO DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE, CONTRIBUINDO PARA O RESTAURO DOS ECOSSISTEMAS (todas as Escolas, IPSS e Escuteiros)

DESAFIO IV- ENFEITES DE NATAL COM CORTIÇA (todas as Escolas, IPSS e Escuteiros)

DESAFIO V – AS ESPÉCIES AUTÓCTONES COM CORTIÇA (JI e EB1 e Lobitos)

DESAFIO VI – O RESTAURO DOS ECOSSISTEMAS E A CORTIÇA (2º e 3º CEB, IPSS e Exploradores e Moços)

DESAFIO VII –VÍDEO “RESTAURO DOS ECOSSISTEMAS E… AÇÃO!” (Secundário, Profissional, Pioneiros e Marinheiros dos Escuteiros e Utentes Adultos de IPSS)

DESAFIO VIII – CICLO DE WEBINARES – A CORTIÇA E A RECUPERAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS ( todas as Escolas, IPSS e Escuteiros)

Como participar?

A participação na Campanha Green Cork é feita através da inscrição online da escola (não agrupamento escolar) ou da IPSS, seguindo as indicações do formulário de inscrição. A participação está aberta a toda a comunidade educativa desde o jardim-escola até à universidade. A inscrição é feita por instituição de ensino ou organização social e os responsáveis pela implementação podem ser professores, pais, funcionários ou alunos.

As rolhas são entregues num supermercado CONTINENTE acompanhadas do certificado de entrega certificado_duplo-2023-2024.

Como pedir uma apresentação do projeto na vossa escola?

Estamos disponíveis para ir às vossas escolas, ou de forma virtual (vídeo conferência), dentro das nossas possibilidades, para uma apresentação do projeto. Basta requererem por e-mail: greencork@quercus.pt.

Fotografias

Enviem-nos fotografias das atividades que vão desenvolvendo para greencorkescolas@quercus.pt. Divulgaremos as vossas iniciativas e mantemos uma comunicação entre as diversas escolas envolvidas! Identifiquem as fotografias com o nome da escola.

Relatório e certificado de participação

O relatório é simples, fácil e rápido! Os relatórios permitem-nos melhorar o Green Cork Escolas e avaliar o contributo das escolas ao projeto.

O relatório é realizado pelo responsável pelo projeto e deve ser indicado: onde foi realizada (localidade, concelho); em que Escola/ Instituição /IPSS; Quantos alunos/utentes estiveram envolvidos; Que quantidade de rolhas foi recolhida; Que atividades desenvolveram ao longo do ano no âmbito deste projeto. No final basta enviar o relatório e as fotografias que ilustram a atividade para o mail : greencorkescolas@quercus.pt

As fotografias das atividades façam-nos chegar ao e-mail greencorkescolas@quercus.pt! Vamos divulgando o Vosso empenho e contributo valioso pelo Facebook do Green Cork.

Enviem-nos os relatórios até ao dia 31 de Julho de 2024. A informação recolhida irá constar nos certificados de participação que a Quercus emite e que serão enviados até 30 de setembro de 2023.

Em cada grupo serão selecionadas as três entidades que se sobressaírem em termos de recolha de rolhas. O critério de seleção dos vencedores será o rácio entre o número de elementos da entidade/escola e as rolhas de cortiça recolhidas.

Método de entrega ao abrigo da campanha aplicável às Escolas, IPSS e aos Agrupamentos de Escuteiros do CNE.

  • A entidade deverá chegar ao balcão de apoio da loja do Continente com as rolhas embaladas em caixas de 5 resmas de papel A4, para poder ser aferido o n.º de caixas entregues.
  • Caso a entidade necessite de reutilizar as caixas para mais entregas, deverá despejar as caixas, depois de contabilizadas, para dentro sacos ou outro tipo de caixas que levem para esse efeito, e podem trazer as caixas vazias para voltarem a encher.
  • Por cada entrega a entidade deverá fazer-se acompanhar de um certificado duplo de entrega devidamente preenchido e que será assinado e carimbado pelo funcionário do balcão de apoio ao cliente da loja do Continente, em que uma cópia ficará na loja e a outra será entregue ao representante da entidade que efetuou a entrega e que deverá enviar posteriormente uma cópia/fotografia do certificado para o e-mail: greencorkescolas@quercus.pt.

*