65.478.467
Rolhas recolhidas
476.400
Árvores plantadas

Campanha

A Quercus e o Continente  promovem campanhas de recolha de rolhas de cortiça para escolas e IPSS. O objetivo é incentivar a comunidade a desenvolver atividades de promoção da cortiça e da recolha de rolhas. A campanha 2016/17 conta com o apoio do Parque de Campismo da Cerdeira, do Município de Terras do Bouro e da Herdade do Freixo do Meio. É dirigida a 4 grupos:

  • Grupo I – “Escola Jardim de Infância e 1º Ciclo”;
  • Grupo II – “Escola 2º e 3º Ciclo”;
  • Grupo III – “Escola Secundário”;
  • Grupo IV – “IPSS”.

As regras da campanha estão definidas no regulamento e têm por objetivo definir critérios de participação justa para cada grupo. O regulamento deve ser cuidadosamente lido e devem ser respeitadas todas as indicações nele incluídas (Regulamento).

Prémios

Em cada grupo serão seleccionadas as três entidades que se sobressaírem em termos de recolha de rolhas. O critério de seleção dos vencedores será o rácio entre o número de elementos da entidade/grupo escolar e as rolhas de cortiça recolhidas.

 * Visita de Estudo

A visita de estudo pode variar em local mas consiste sempre numa visita a um espaço que respeite os valores naturais e da sustentabilidade e constitua uma experiência de aproximação à natureza e à construção de cidadãos ambientalmente responsáveis. De acordo com a localização de cada vencedor, deve ser acordada com a organização da campanha e a entidade de acolhimento, o dia da visita.

Visita de Estudo por região:

  1. Norte. Visita à Mata de Albergaria e Museu da Geira Romana, no Parque Nacional da Peneda Gerês com o apoio do Parque de Campismo da Cerdeira e Município de Terras do Bouro;
  2. Centro. Visita a definir atempadamente com a participação numa atividade;
  3. Sul. Visita à Herdade do Freixo do Meio com possibilidade de ser durante a época de descortiçamento.
  4. Ilhas dos Açores ou Madeira. A visita terá que ser programada num local situado na ilha da entidade vencedora a decidir.

Campanha 2016/17

Início – 9 março 2017.

Término – 5 junho 2017, Dia Mundial do Ambiente.

Divulgação dos resultados –  30 junho de 2017. A informação será colocada no site e será enviada para o e-mail indicado na ficha de inscrição. (Resultados)

Para efeitos da campanha não são aceites rolhas noutras datas e a entrega será sempre feita na lojas do Continente, Continente Modelo e Continente Bom dia, respeitando as indicações do regulamento.

Inscrições

A inscrição na campanha é feita pelas escolas, e as rolhas deverão ser colocadas em caixas usadas de 5 resmas de papel A4, reutilizando este tipo de embalagens sendo estas posteriormente enviadas para reciclagem (estas embalagens podem ser encontradas nas reprografias das escolas, mas também em centros de copias ou empresas com um volume documental elevado). No caso das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom dia do Grande Porto e Grande Lisboa não devem ser feitas entregas superiores a 20 caixas de cada vez. No caso das restantes lojas Continente quando a entrega for superior a 20 caixas deve ser acordado com um colaborador do Serviço Apoio ao Cliente a data e horário mais conveniente para a entrega. Ao dirigir-se a uma loja Continente para realizar a entrega, deve fazer-se acompanhar do certificado de entrega devidamente preenchido e em duplicado.  O colaborador que receber as rolhas carimba os dois certificados e assina. Uma cópia do certificado fica para quem faz a entrega e a outra cópia fica na loja. A entidade que entrega envia cópia do certificado digitalizada ou fotografia para o e-mail greencorkescolas@quercus.pt.

Clique aqui para fazer download do certificado para entrega no Continente