111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Edições anteriores

Jardim de Infância  - A Providência Portuguesa

As escolas e agrupamentos escolares que aderiram ao projeto realizaram atividades propostas pelo Green Cork Escolas e outras autonomamente elaboradas e desenvolvidas. A participação da comunidade escolar em programas que visam à conservação da natureza, para além de novas competências que se possibilitam adquirir, revela-se um instrumento de ação e sensibilização vital na construção do Condomínio da Terra no qual vivemos e deixaremos de herança para as futuras gerações.

Agradecemos a todos os participantes e intervenientes no programa Green Cork Escolas, pela adesão, empenho e envolvimento, mas principalmente por terem entendido a causa que o projeto GREEN CORK – Quercus defende.

Foi de grande relevância o desempenho das escolas e agrupamentos escolares na concretização do objetivo de reflorestamento da floresta autóctone no nosso país. Vale referir também o destacado contributo das comunidades locais, em geral, que se tornaram parceiros e colaboradores nesta causa.

2008/09

No primeiro ano do programa Green Cork Escolas os objetivos delineados foram alcançados com a colaboração de cerca de 465 instituições de ensino e outros parceiros locais, que entenderam a causa do programa, ora referidos, e assumiram o compromisso de contribuir para com a natureza. Foi enviado material de divulgação para as escolas inscritas e realizado o primeiro convite à comunidade escolar para desenvolver este projeto localmente com a Quercus.

2009/10

Na 2ª edição do Green Cork Escolas inscreveram-se cerca de 223 instituições escolares para a aquisição de experiências de aprendizagem sobre o tema da sustentabilidade e preservação da natureza, instigando a formação de uma consciência ambiental responsável e promotora de hábitos e comportamentos de conservação da natureza suscitados através da capacidade reflexiva e pensamento crítico, fato que pode ser constatado a partir de alguns relatos dos responsáveis pelo Green Cork Escolas em escolas e agrupamentos escolares inscritos no projeto e a avaliação que estes fizeram dos resultados.

2010/11

O Green Cork Escolas teve neste ano 134 escolas de todo o país inscritas, chegando a envolver cerca de 22.243 alunos, seja directa (activamente na implementação do projecto na escola), ou indirectamente (pela colocação de rolhas nos rolhinhas das escolas). Em 2009, o 2º ano do Green Cork Escolas, houve a hipótese de as escolas optarem pelo desenvolvimento do projecto em dois anos (2009-10 e 2010-11); assim, houve escolas a colaborar no Green Cork, apesar de não se terem inscrito este ano.

Apesar de nem todas as escolas terem enviado os relatórios com os resultados, das que enviaram sabemos que fizeram recolha de rolhas de cortiça, perfazendo um total de 3355,69kg, ou seja, cerca de 705000 rolhas, o que resulta em cerca de 705 árvores que as escolas ajudaram a plantar e a cuidar neste ano lectivo!

O projecto também sugeria às escolas a implementação de actividades de exploração e actividades para cuidar das partes comuns. Houve uma grande adesão a estas actividades, que resultou na visita dos alunos aos mais diversos locais, desde museus da cortiça, corticeira Amorim, espaços verdes (jardins da escola, da localidade), etc. As actividades de exploração basearam-se na plantação de árvores autóctones e limpeza do espaço escolar. Houve ainda escolas que promoveram actividades de reutilização da cortiça para construir diversos objectos para algumas épocas festivas (Natal, Páscoa, dia da Mãe, etc).

2011/12

O Green Cork Escolas 2011/2012 contou com a participação de 119 escolas e agrupamentos escolares, envolvendo, diretamente, nas atividades propostas 25.634 alunos. As atividades proposta compreenderam a recolha de rolhas e cortiça, a construção de rolhinhas, arquitetar com cortiça, exploração da floresta autóctone e arquitetar um papagaio com cortiça. Muitas das escolas participantes desenvolveram outras atividades, além das que foram propostas pelo programa como, por exemplo, a produção de uma árvore de natal ecológica, desfile de moda ecológico, e a construção de um charco, entre outras, que foram ajustadas e elaboradas de acordo com cada contexto local.

Foi promovido o concurso ‘Arquitetar um Papagaio’, meio que permitiu igualmente divulgar as atividades desenvolvidas pelas diversas escolas e agrupamentos escolares, bem como as informações relacionadas com a própria campanha, sejam dados referentes a quantidades de rolhas recolhidas, quantidades de espécies arbóreas plantadas ou a promoção de algum evento relacionado com o projeto, como por exemplo a “Exposição de Papagaio em cortiça”, realizada na Biblioteca Almeida Garret, no Porto. O papagaio que ficou em 1º lugar foi o do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, em 2º lugar do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães e em 3º lugar do Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro, Penela.

Neste ano, o Green Cork Escolas contou com a colaboração do desafio lançado pelo supermercado Continente às escolas de todo o país, através da iniciativa “Rolhas que dão Folhas”. Foram entregues mais de 45 mil sacos cheios de rolhas, o que corresponde a mais de 81 toneladas que foram enviadas para reciclagem. No total esta iniciativa contou com mais de 854 escolas participantes. A escola vencedora do desafio lançado pelo Continente foi a Escola Básica do 1º Ciclo de Pereiras – Gare, obtendo o prémio de 10 mil euros.

Clique aqui fazer fazer o download do relatório de atividades do Green Cork Escolas 2011/12

2012/2013

A 5º edição do Green Cork Escolas desenvolveu-se a partir do tema “A Água e o Sobreiro, que relação há” tendo contado com a inscrição de 332 escolas e/ou agrupamentos escolares com a participação direta de mais de 86.187 alunos. As atividades propostas pelo Green Cork Escolas foram a Recolha de rolhas de cortiça, Confeção dos Rolhinhas, Exploração da Floresta Autóctone, Concurso presépio de Natal em cortiça, Apresentação: “A água e o sobreiro, que relação há?” e ainda Arquitetar com cortiça.

A realização destas atividades permitiu a consciencialização e a promoção de atitudes e valores positivos com a natureza e o meio ambiente.

As atividades propostas Confeção dos Rolhinhas, Concurso presépio de Natal em cortiça e Apresentação: “A água e o sobreiro, que relação há?” foram abertas a concurso. O rolhinhas mascote vencedor foi o da Escola Básica de Valença e acompanhou toda a divulgação do Green Cork Escolas durante o ano letivo. Os presépios foram seleccionado por grupo de escolaridade e as escolas vencedoras foram a Casa 1ª Infância do grupo escolar de jardins escolas e 1º ciclo, o Colégio Ellen Key do grupo escolar do 2º e 3º ciclos e o Agrupamento Escolar de Rio Tinto do grupo escolar do secundário. Relativamente à apresentação final a escola vencedora foi o Jardim-Escola João de Deus De Matosinhos.

Apesar de nem todas as escolas enviarem o relatório, podemos constatar que houve muito entusiasmo por parte de toda a comunidade escolar na sua participação, tendo recolhido este ano letivo um mínimo de 1.177.821 rolhas de cortiça. Obrigada a todos por um ano super rico em atividades!

Clique aqui para fazer o download do relatório de atividades do Green Cork Escolas 2012/13

2013/2014

A 6ª edição do Green Cork Escolas desenvolveu-se a partir do tema “A cortiça nas tradições portuguesas” tendo contado com a participação de 204 escolas e intervenção direta de cerca de 38 mil alunos. As escolas recolheram rolhas de cortiça, construíram rolhinhas, trabalharam a cortiça e participaram em dois concursos: máscaras de Carnaval e Galo de Barcelos com cortiça.

A utilização de cortiça com as mais diversas finalidades leva a uma tomada de consciência da importância da conservação e reutilização de recursos naturais e forma crianças e jovens com atitudes ambientalmente sustentáveis.

As escolas participaram nos concursos de uma forma muito positiva e criativa. O Galo de Barcelos em cortiça vencedor foi o da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães que acompanhou toda a divulgação do Green Cork como sua mascote durante o ano letivo. As máscaras de Carnaval com cortiça foram selecionadas por grupo de escolaridade e as escolas vencedoras, por grupo de escolaridade foram Jardim de Infância de Pulgada, para JI e 1º ciclo; Colégio Campo de Flores, para 2º e 3º Ciclo e Escola Secundária de Vila Verde, para Secundário.

Clique aqui para fazer o download do relatório de atividades do Green Cork Escolas 2013/14

Green Cork Escolas - Infografia_2014