111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Tema e atividades do ano letivo atual

Tema do Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2023/2024

Já estão abertas as inscrições no programa Green Cork Escolas/IPSS 2023/2024, na sua 15ª edição. Contamos com a participação da sua escola, IPSS ou agrupamento de escuteiros! Esteja atento e faça a sua inscrição, contribuindo para um Mundo melhor.

A Cortiça na Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a década de 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas. A ONU salienta que o restauro e a conservação dos ecossistemas contribuem para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A liderança da iniciativa é partilhada entre o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e visa acelerar a promoção global da recuperação de ecossistemas degradados, como contributo essencial para as metas do combate à perda de biodiversidade, de mitigação e adaptação às alterações climáticas e, por esta via, assegurar um mais justo e equitativo aprovisionamento e segurança alimentar bem como disponibilidade de água.

Esta iniciativa está ancorada no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas para 2030.

O Parlamento Europeu aprovou em julho a Lei do Restauro da Natureza, a qual tem como objetivo assegurar a recuperação de 20% dos ecossistemas degradados até 2030.

O projeto Green Cork é um projeto de recolha de rolhas de cortiça usadas para reciclagem, tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projeto Floresta Comum. Através da reciclagem de um produto natural sustentável, a cortiça extraída dos sobreiros, contribui-se para proteger a biodiversidade e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, diminuindo o efeito das alterações climáticas. Também se valoriza a indústria do montado de sobro, uma indústria que se baseia num ecossistema com enormes vantagens ambientais e que é um suporte essencial à biodiversidade e aos ciclos da água e do clima, além de contribuir para a redução de CO2 na atmosfera devido à sua capacidade de retenção de carbono.

Uma das iniciativas do projeto Green Cork é programa Green Cork Escolas. O programa, que conta com a participação de Jardins de Infância, Escolas, Agrupamentos de Escolas, IPSS e Agrupamentos de Escuteiros de todo o país.

Respondendo ao repto das Nações Unidas, convidando a sociedade civil a envolver-se na Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas.

O programa Green Cork Escolas associa-se às Nações Unidas promovendo diversos desafios que associam cortiça ao restauro de ecossistemas para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

[1] https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N21/368/60/PDF/N2136860.pdf?OpenElement

Atividades propostas pelo Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2023/2024

As atividades apresentadas são apenas sugestões! Podem optar por uma das atividades propostas ou ainda sugerir outras. Clicando nos links seguintes fazem o download das fichas de atividades respetivas:

DESAFIO I – RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA

DESAFIO II – CONSTRUIR E RECUPERAR OS ROLHINHAS

DESAFIO III – PLANTA UMA ÁRVORE NA SEMANA DO DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE, CONTRIBUINDO PARA O RESTAURO DOS ECOSSISTEMAS (todas as Escolas, IPSS e Escuteiros)

DESAFIO IV- ENFEITES DE NATAL COM CORTIÇA (todas as Escolas, IPSS e Escuteiros)

DESAFIO V – AS ESPÉCIES AUTÓCTONES COM CORTIÇA (JI e EB1 e Lobitos)

DESAFIO VI – O RESTAURO DOS ECOSSISTEMAS E A CORTIÇA (2º e 3º CEB, IPSS e Exploradores e Moços)

DESAFIO VII –VÍDEO “RESTAURO DOS ECOSSISTEMAS E… AÇÃO!” (Secundário, Profissional, Pioneiros e Marinheiros dos Escuteiros e Utentes Adultos de IPSS)

DESAFIO VIII – CICLO DE WEBINARES – A CORTIÇA E A RECUPERAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS ( todas as Escolas, IPSS e Escuteiros)

Desafiam-se, também, as escolas, instituições e escutismo a desenvolver trabalhos e atividades sobre as espécies florestais autóctones e sobre outras temáticas da nossa floresta autóctone.

Livro “A poesia da cortiça” – clique na imagem seguinte para fazer download do livro

capa para link site GCl_Livro Museu de Lamas

Receitas Artesanais com cortiça

Receitas artesanais com cortiça