84.444.450
Rolhas recolhidas
925.189
Árvores plantadas

Tema e atividades do ano letivo atual

Tema do Green Cork Escolas/IPSS 2018/19

Já estão abertas as inscrições no programa Green Cork Escolas/IPSS 2018/2019, na sua 10ª edição. Contamos com a participação da sua escola! Esteja atento e faça a sua inscrição, contribuindo para um Mundo melhor.

Ano Internacional da Tabela Periódica

A Organização das Nações Unidas (ONU) deu reconhecimento à importância da Tabela Periódica não só enquanto ícone da química mas também de todas as ciências puras como a física e a biologia. No sentido de celebrar a classificação sistemática dos elementos químicos feita por D.I. Mendeleev (1869), a ONU decretou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), celebrando assim os 150 anos da Tabela Periódica.

Tal celebração é uma excelente oportunidade para rever e analisar, sob uma perspetiva atual, a classificação dos elementos químicos e, ainda, para mostrar a importância da química como ciência central promotora de desenvolvimento e bem-estar em áreas como o ambiente, a energia, a alimentação ou a saúde, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

A Cortiça e a Tabela Periódica

A cortiça possui propriedades ambientais muito importantes no combate às alterações climáticas. Estas propriedades influenciam diretamente um composto químico que tem profundo impacto no nosso planeta, o Dióxido de Carbono (CO2).

A cortiça é um vedante natural que retém uma certa quantidade de CO2 no seu interior e esta propriedade torna a cortiça num material muito valioso na medida em que contribui para uma atmosfera mais limpa, para um ar mais puro. Valorizar a cortiça, dar-lhe uma segunda vida, permite então uma maior retenção de CO2 pois este composto continua retido na cortiça, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.

Ao valorizar a cortiça não só permitimos uma maior retenção de CO2  pela sua reutilização como valorizamos toda uma indústria que se baseia num ecossistema com enormes vantagens ambientais, o montado de sobro. Este montado é um suporte essencial à nossa biodiversidade e aos ciclos da água e do clima e, não só são mais resistentes aos fogos, como dão também um contributo muito importante na redução do CO2 existente na atmosfera devido à tal propriedade de retenção.

Dia do Carbono

A Celebração do Ano Internacional da Tabela Periódica saiu para a rua no Dia do Carbono, 21 de Março (Dia Internacional das Florestas). Mantendo a tónica da sustentabilidade das celebrações internacionais destacamos, neste Dia do Carbono, o papel fundamental das árvores na fixação do Carbono (CO2 atmosférico). A ONU propôs-se, então, a retirar 2,5 toneladas/ano de dióxido de carbono da atmosfera através da plantação de 118 árvores. Neste momento já excederam 10 vezes esse valor.  Esta iniciativa visa alertar a comunidade, em especial os jovens, para a influência da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

Atividades propostas pelo Green Cork Escolas/IPSS 2018/19

As atividades apresentadas são apenas sugestões! Podem optar por uma das atividades propostas ou ainda sugerir outras. Clicando nos links seguintes fazem o download das fichas de atividades respetivas:

Atividade-I-2018_19-Recolha-de-rolhas-de-cortiça

Atividade-II-2018_19-Construir-os-Rolhinhas

Desafiam-se, também, as escolas e instituições a desenvolver trabalhos sobre os elementos e compostos químicos que as árvores absorvem e produzem que são essenciais para a vida no planeta (Exs: Oxigénio, Carbono, etc.).

Livro “A poesia da cortiça” – clique na imagem seguinte para fazer download do livro

capa para link site GCl_Livro Museu de Lamas

Receitas Artesanais com cortiça

Receitas artesanais com cortiça