84.444.450
Rolhas recolhidas
925.189
Árvores plantadas

Escolas da Amadora entregam 1,7 toneladas de rolhas de cortiça para reciclar

18.07.2019

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, decorreu no passado dia 6 de Junho, uma iniciativa na loja Continente da Amadora. Durante este evento foram entregues pelos alunos da Município da Amadora 1,7 toneladas de rolhas ao Projeto Green Cork da Quercus, rolhas que serão recicladas e cujos fundos reverterão para a reflorestação de áreas em todo o território nacional.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do projeto Green Cork da Quercus que, com 10 anos de existência, promove a recolha de rolhas de cortiça nas lojas Continente, através da Missão Continente, e a reciclagem das mesmas pela Corticeira Amorim, sendo que este processo financia posteriormente a reflorestação de zonas de todo o país, através do projeto Floresta Comum da Quercus.

A entrega deste material reciclável contou com a presença de Luís Lopes, vereador da autarquia da Amadora com o pelouro do Ambiente, Nuno Sequeira, Vice-presidente da Direção Nacional da Quercus, e Pedro Vaz, diretor da loja do Continente da Amadora, em representação da Missão Continente, parceira deste projeto.

O momento da entrega das rolhas de cortiça contou ainda com a presença de alguns alunos dos estabelecimentos escolares que mais contribuíram para o sucesso desta iniciativa, nomeadamente da EB1/JI Sacadura Cabral e EB1/JI da Brandoa.

No ano passado, em 2018, foram entregues pelos portugueses para reciclagem, no âmbito do projeto Green Cork, um total 30.527 Kg de rolhas de cortiça. O total de rolhas de cortiça entregues para reciclagem desde 2009, início do projeto, até final de 2018 foi de 380.000 kg e mais de 80% do total de rolhas entregues foi por via do Continente. O número total de plantas distribuídas e plantadas, com o financiamento do Green Cork foi de 828.751 plantas florestais autóctones.