111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

O Projeto

Implementado desde 2008, o Green Cork é o projeto da Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. É desenvolvido em parceria com a Amorim, o Continente, o Dolce Vita, escolas, escuteiros, municípios, empresas de recolha de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades que localmente tornam este projeto um sucesso. Tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do Floresta Comum. O Green Cork é um projeto que funciona em ciclo, da árvore vem a cortiça, a reciclagem dá novos usos à cortiça que antes estava na rolha, e ainda permite que se plantem novas árvores. O que vem da natureza volta à natureza. Através das verbas que a Quercus recebeu pela entrega para reciclagem de cerca de 295 toneladas de rolhas de cortiça, já foram plantadas cerca de 476 mil árvores (dados de 2016).

Colaborar com a Quercus e participar no Green Cork é simples, é só guardar as rolhas de cortiça e entregá-las num dos pontos de entrega do projeto. 2012 foi o ano em que se recolheram mais rolhas de cortiça em Portugal, mas mesmo assim, num mercado onde entram cerca de 320 milhões de rolhas por ano, o Green Cork não atingiu 6% de recolha dessas rolhas. Se 6% parece pouco, na realidade é muito. Representa o esforço voluntário de uma comunidade que se envolveu de mangas arregaçadas na valorização dum produto português e na floresta autóctone. Ainda se podem recolher muitas mais rolhas e plantar muitas mais árvores.

No ano 2013, o Green Cork foi honrado pela União Europeia como um dos melhores projetos de combate às alterações climáticas no âmbito no concurso ‘Um Mundo que me Agrada.

 

  G_TheCountryBarrelC_TheCountryBarrel