117.573.275
Rolhas recolhidas
1.550.103
Árvores plantadas

ROLHA A ROLHA, SEMEIE A RECOLHA

Com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal, a LIPOR em parceria com a Quercus e os municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, estão a desenvolver um canal de recolha porta-à-porta nos clientes não residenciais (restaurantes, cafés, cantinas, etc.) nestes municípios.

A criação deste novo canal de recolha de rolhas de cortiça no âmbito do Green Cork (um projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas) irá permitir encaminhar as rolhas de cortiça para reciclar.


Dessa forma, o seu estabelecimento e os seus clientes, estarão a contribuir para o combate às alterações climáticas com a diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça e para o desenvolvimento da economia circular. Estarão ainda a contribuir para aumentar a capacidade de absorção e de retenção de CO2 através das novas árvores plantadas e a contribuir para o aumento da resiliência e do capital natural do nosso território.

Rolhas que pode entregar para reciclagem:
Todo o tipo de rolhas de cortiça (naturais, micro-granuladas, champanhe e capsuladas). Por outro lado, devem evitar a entrega de rolhas sintéticas que imitam a cortiça embora, em muitos casos, seja difícil diferenciar.

Estabelecimentos aderentes:

Pode descarregar aqui a lista completa ou consultar na listagem abaixo os estabelecimentos aderentes em cada um dos municípios.

Recicle as rolhas de cortiça e nós ajudamos a plantar árvores autóctones.

Este projeto conta com o apoio:

Agradecimento especial às empresas que colaboraram no desenvolvimento de soluções para Ecobags:

IMARTE Atelier

MA Prodution Group