Tema e atividades do ano letivo atual
Tema do Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2022/2023
Já estão abertas as inscrições no programa Green Cork Escolas/IPSS 2022/2023, na sua 14ª edição. Contamos com a participação da sua escola, IPSS ou agrupamento de escuteiros! Esteja atento e faça a sua inscrição, contribuindo para um Mundo melhor.
Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
A UNESCO é a agência líder e o ponto focal indicado para coordenar o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável pela Assembleia-Geral da ONU[1]. As comemorações decorrem entre junho de 2022 e junho de 2023 e o tema foi escolhido por:
As ciências básicas terem um grande valor para a Humanidade e que é vital para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas de todo o mundo, torná-las mais conhecidas à escala global e desenvolver o seu ensino.
As aplicações das ciências básicas serem essenciais para os avanços na medicina, indústria, agricultura, recursos hídricos, planificação da energia, ambiente, comunicação e cultura, e que as ciências básicas e as tecnologias emergentes proporcionam nas necessidades da humanidade, fornecendo acesso à informação e melhorando a saúde e bem-estar das pessoas, comunidades e sociedades.
Se saber que a comemoração oferece a possibilidade de chamar a atenção para a necessidade de colaboração científica internacional, por ocasião do centenário da criação da União Internacional de Física Pura e Aplicada. Dezenas de outras uniões e organizações científicas colaboram na sua organização.
Enfatiza-se a importância das ciências básicas para o compromisso com o pensamento racional e inovador e o estabelecimento de uma sociedade baseada no conhecimento.
O projeto Green Cork é um projeto de recolha de rolhas de cortiça usadas para reciclagem. Tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projeto Floreta Comum. Através da reciclagem um produto natural sustentável, a cortiça extraída dos sobreiros contribui-se para proteger a biodiversidade e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, diminuindo o efeito das alterações climáticas. Também se valoriza a indústria do montado de sobro uma indústria que se baseia num ecossistema com enormes vantagens ambientais e que é um suporte essencial à biodiversidade e aos ciclos da água e do clima, além de contribuir para a redução de CO2 na atmosfera devido à sua capacidade de retenção.
Uma das iniciativas do projeto Green Cork é programa Green Cork Escolas. O programa conta com a participação de Jardins de Infância, IPSS, escolas e agrupamentos de escolas, e de escuteiros de todo o país.
O programa Green Cork Escolas associa-se a este ano internacional promovendo diversos desafios que associam cortiça e as Ciências Básicas para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
[1] https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N21/368/60/PDF/N2136860.pdf?OpenElement
Atividades propostas pelo Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2022/2023
As atividades apresentadas são apenas sugestões! Podem optar por uma das atividades propostas ou ainda sugerir outras. Clicando nos links seguintes fazem o download das fichas de atividades respetivas:
DESAFIO I – RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA
DESAFIO II – CONSTRUIR E RECUPERAR OS ROLHINHAS
Desafio III – Enfeites de Natal com Cortiça (Escolas, IPSS e Escuteiros)
Desafio IV- A Super Cortiça (JI e EB1 e Lobitos)
Desafio V – os «Super Poderes» da cortiça e os ODS (2º e 3º CEB, IPSS e Exploradores e Moços)
Desafiam-se, também, as escolas, instituições e escutismo a desenvolver trabalhos e atividades sobre as espécies florestais autóctones e sobre outras temáticas da nossa floresta autóctone.
You must be logged in to post a comment.