111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Outras iniciativas de reciclagem de rolhas

Memo forma mundo

 

 

 

 

 

 

Apesar do sobreiro só existir na zona mediterrânea, a reciclagem traz a possibilidade de em qualquer parte do mundo este material ser transformado noutras aplicações alternativas. Para conservar este recurso tão valioso têm sido desenvolvidas diversas iniciativas de recolha e reciclagem noutros países além de Portugal.

  • Alemanha

Korken für Kork, é um projeto da organização Diakonie Kork Epilepsiezentrum, é a associação de assitência da igreja evangélica que em 1991 associou o nome da aldeia de Kork (cortiça em alemão) à vontade de iniciar um projeto de reciclagem de rolhas no meio das regiões de viticultura Baden.

Mais em: http://www.diakonie-kork.de/de/arbeit-foerderung-betreuung/Produktion-und-Dienstleistung/Korken-fuer-Kork.php

  • Austrália

Cork Recycling program, é o programa implementado na Austrália pelas diversas organizações como: Girl Guides Queensland, Friends of the Zoos Victoria, Green Collect – Victoria, Logic Australia. Neste país onde a indústria do vinho tem bastante valor existem muita iniciativas que diferem um pouco entre si.

Mais em: http://RecyclingNearYou.com.au/Corks

  • Bélgica

Petit Liége, é uma organização belga que recolhe rolhas desde 2001. Têm diversos projetos de sensibilização e cerca de 400 pontos de recolha.

Mais em: www.lepetitliege.be

  • Espanha

Reciclas Corcho, Reciclas vida, é a iniciativa da ADISANVI – Association in San Vicente de Alcântara que tem por objectivo recolher rolhas de cortiça para serem usadas em trabalhos artesanais por deficientes. Apesar de estar implementada desde 2010, não há qualquer informação sobre resultados de recolha e envio para reciclagem.

Mais em: http://www.reciclascorchoreciclasvida.blogspot.pt/

  • EUA e Canadá

ReCORK by Amorim, é um programa de recolha de rolhas de cortiça nos EUA que destina as suas rolhas apenas ao fabrico de sapatos da empresa canadiana SOLE.

Mais em: http://recork.org/

Cork ReHarvest, recolhem rolhas nos EUA e Canadá desde 2008. Além da recolha de rolhas promovem a sensibilização dos valores da cortiça e do montado de sobro. São vários os parceiros que recebem as rolhas desta iniciativa.

Mais em: http://www.corkforest.org/cork_reharvest.php

  • França

Ecobouchon by Amorim, através deste projeto são recolhidas rolhas através de diversas organizações sem fins lucrativos que recebem uma compensação financeira pelas rolhas de cortiça entregues para reciclagem.

Mais em: http://www.ecobouchon.com/

The Recycliège® Grouping, é formado por algumas associações de caridade situadas em zona metropolitanas de França. Está a funcionar desde 2001 e 90% das verbas adquiridas vão para ações de solidariedade.

Mais em: http://www.recycliegefrance.org/

  • Itália

Progetto Etico, Amorim Cork Italia, além do cariz ambiental, este projeto tem também um cariz social através da doação de mil euros por cada tonelada que as organizações sem fins lucrativos recolhem. As instituições apoiadas dão apoio a pessoas com autismo e ás suas famílias, a pessoas com cancro ou têm interveção ambiental.

http://amorimcorkitalia.com/campagna-eticoidC=582