111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Outros vedantes

Assiste-se, actualmente, a uma grande pressão sobre as rolhas de cortiça, produto vital na cadeia de valor acrescentado que beneficia as comunidades rurais e que garante igualmente a sustentabilidade económica de todas as aplicações de cortiça. Esta pressão provém de produtos alternativos (vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio), que são derivados do petróleo e do alumínio, indústrias ambientalmente nocivas.

Comparando a avaliação do ciclo de vida da rolha de cortiça com a das cápsulas de alumínio e vedantes de plástico concluiu-se que os últimos envolvem maior consumo de recursos não renováveis e processos industriais pesados. Por cada 1000 vedantes a emissão de CO2 de uma rolha de plástico é de 14kg, de uma cápsula de alumínio de 37Kg e da rolha de cortiça de 1,5Kg.

Defender a cortiça, incentivar ao uso da rolha de cortiça enquanto substituinte dos outros vedantes permite por si só reduzir as emissões de CO2 libertadas para a atmosfera e contribuir para a preservação da floresta autóctone e da biodiversidade.

Cork_FINAL_10feb11