111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Razões para escolher cortiça

img0686

Dezassete razões para usarmos cortiça e reciclarmos as rolhas de cortiça:

1 – Não se cortam árvores – A cortiça é colhida do sobreiro, não é deitada qualquer árvore abaixo para se usar este produto natural. Pelo contrário, a atividade económica resultante da extração da cortiça garante o interesse de preservação do sobreiro e de toda a floresta associada. Ao escolhermos a cortiça também escolhemos a floresta.

2 – Retenção de carbono – A rolha retém em si cerca de 4,8gCO2, mas  se tivermos em consideração que cada rolha também reflete o CO2 retido na floresta que se mantém viva, pode-se dizer que em cada rolha estão retidas 112gCO2.

3 – Natureza viva, interior vivo – As rolhas geram cerca de 70% do valor acrescentado da cortiça. Esse contributo é fundamental na manutenção de um ecossistema que incorpora uma barreira efetiva contra a desertificação ambiental e social.

4 – Biodiversidade – O ecossistema da floresta de sobreiro, é um ecossistema do hotspot do Mediterrâneo, o mais rico em biodiversidade da Europa.

5 – Renovável – Depois de cerca de 30 anos até se retirar a primeira vez a cortiça (desbóia), a cada 9 anos pode-se extrair cortiça do sobreiro. Cada sobreiro vive em média 150 a 200 anos, o que quer dizer que pode ser retirada cortiça cerca de 50 vezes.

6 – Reciclável – As rolhas de cortiça já são recicladas. A partir desse processo produzem-se, entre outros, materiais de construção e para as indústrias como a automóvel, aeroespacial e da moda.

7 – Reutilizável – Ainda antes de ser reciclada, depois de sair da garrafa, a rolha de cortiça pode ser trabalhada artesanalmente e levar um ar rústico e natural à bijuteria, à decoração, a festividades, etc.

8 – 100% Biodegradável – nada se desperdiça na cortiça, tudo se transforma, a cortiça decompõe-se e volta a alimentar com nutrientes o solo.

9 – Resistente aos incêndios – A cortiça é uma barreira de protecção natural dos incêndios. Os sobreiros conseguem resistir mais facilmente a um incêndio do que outra árvore que não seja autóctone.

10 – Qualidade – A cortiça como produto natural que se adapta às condições ambientais, assegura a maior qualidade e longevidade na conservação do vinho.

11 – Natural – Para um produto natural, um vedante natural.

12 – Celebração – O som de sacar uma rolha natural é um símbolo de qualidade e celebração.

13 – Despimos as árvores e vestimos-nos – Com criatividade e design já é possível usar este material natural com inúmeras qualidades para vestir as nossas casas, carros, metros, guarda-fatos, etc.

14 – A cortiça é leve – o que permite que seja utilizada com enormes vantagens, principalmente nos transportes.

15 – Impermeável a líquidos e gases – a cortiça, vinda da natureza pode ser utilizada em diversos produtos que necessitam destas qualidades.

16 – Elástica e compressível – o que permite grandes capacidades de adaptação e resistência.

17 – Excelente isolante térmico e acústico – sendo, por isso, usada no revestimento de casas para a manutenção da temperatura e como barreira ao som.