111.185.444
Rolhas recolhidas
1.443.405
Árvores plantadas

Municípios

img0705

Perante os atuais desafios socioeconómicos, culturais e ambientais os Municípios são atores privilegiados nas questões do desenvolvimento e da cooperação. As parcerias entre as organizações não governamentais e os municípios são cada vez mais fundamentais na prossecução de compromissos assumidos a nível internacional.

O projeto Green Cork vai de encontro as diversas políticas de incentivo do consumo sustentável e responsável e de redução de resíduos, no sentido de contribuir para o alcance do objetivo e “tornar a UE numa sociedade de reciclagem, que procure evitar a geração de resíduos e que utilize os resíduos como um recurso”, tal como é definido na Comunicação da Comissão sobre a Estratégia Temática de Prevenção e Reciclagem de Resíduos.

Os Municípios enquanto atores locais e próximos da comunidade podem desempenhar uma série de atividades de sensibilização sobre o Green Cork junto dos seus munícipes. Podem contribuir fazendo a divulgação através das suas publicações, imprensa local, colocação de cartazes, entre outros.

A colaboração também pode ser através da implementação de sistemas municipais de recolha de rolhas de cortiça através da incorporação  deste resíduo na sua rede de recolha seletiva (escolas, HoReCa, ecocentros e ecopontos, por exemplo). O Município terá que garantir os contentores de recolha, podendo através de protocolo com a Quercus ter acesso a descontos nos contentores.  Depois, quando já tiverem recolhido muitas rolhas, podem contactar a Quercus para fazer a recolha ou encaminhar directamente para a unidade da  Amorim & Irmãos em Santa Maria de Lamas – Santa Maria da Feira, em Vendas Novas ou em Silves.

Ao aderir o Green Cork, o Município terá a candidatura ao Floresta Comum majorada pela sua contribuição ao projeto.

Clique neste link para fazer o download do protocolo modelo que pode ser realizado para o estabelecimento desta parceria. O protocolo deve ser adaptado à situação específica de cada parceiro.

Municípios aderentes: Alcobaça, Amadora, Celorico da Beira, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Melgaço, Oleiros, Ourém, Ponte de Lima, Santa Maria da Feira, São Brás de Alportel, São João da Madeira, Soure, Tábua, Vila de Rei.