117.573.275
Rolhas recolhidas
1.550.021
Árvores plantadas

Municípios

img0705

Perante os atuais desafios socioeconómicos, culturais e ambientais os Municípios são atores privilegiados nas questões do desenvolvimento e da cooperação. As parcerias entre as organizações não governamentais e os municípios são cada vez mais fundamentais na prossecução de compromissos assumidos a nível internacional.

O projeto Green Cork vai de encontro as diversas políticas de incentivo do consumo sustentável e responsável e de redução de resíduos, no sentido de contribuir para o alcance do objetivo e “tornar a UE numa sociedade de reciclagem, que procure evitar a geração de resíduos e que utilize os resíduos como um recurso”, tal como é definido na Comunicação da Comissão sobre a Estratégia Temática de Prevenção e Reciclagem de Resíduos.

Os Municípios enquanto atores locais e próximos da comunidade podem desempenhar uma série de atividades de sensibilização sobre o Green Cork junto dos seus munícipes. Podem contribuir fazendo a divulgação através das suas publicações, imprensa local, colocação de cartazes, entre outros.

A colaboração também pode ser através da implementação de sistemas municipais de recolha de rolhas de cortiça através da incorporação  deste resíduo na sua rede de recolha seletiva (escolas, HoReCa, ecocentros e ecopontos, por exemplo). O Município terá que garantir os contentores de recolha, podendo através de protocolo com a Quercus ter acesso a descontos nos contentores.  Depois, quando já tiverem recolhido muitas rolhas, podem contactar a Quercus para fazer a recolha ou encaminhar diretamente para as unidades da Corticeira  Amorim em Mozelos– Santa Maria da Feira, em Vendas Novas ou em Silves.

Ao aderir o Green Cork, o Município terá a candidatura ao Floresta Comum majorada pela sua contribuição ao projeto.

Clique neste link para fazer o download do protocolo modelo que pode ser realizado para o estabelecimento desta parceria. O protocolo deve ser adaptado à situação específica de cada parceiro.

Municípios aderentes: Alcobaça, Amadora, Caminha, Cascais, Celorico da Beira, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Lisboa, Maia, Matosinhos, Melgaço, Monção, Oleiros, Ourém, Ponte de Lima, Porto, Povoa de Varzim,  Santa Maria da Feira, São Brás de Alportel, São João da Madeira, Sobral de Monte Agraço, Soure, Tábua, Vila de Rei, Vila do Conde.